"Qualquer argumentação filosófica que não tenha como preocupação principal abordar terapeuticamente o sofrimento humano é inútil..."
Epicuro

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Principio de Pareto - Foco


O Princípio de Pareto foi criado no Séc. XIX pelo economista italiano Alfredo Pareto que, ao analisar a sociedade concluiu que grande parte da riqueza se encontrava nas mãos de um número demasiado reduzido de pessoas. Após concluir que este princípio estava válido em muitas áreas da vida cotidiana, estabeleceu o designado método de análise de Pareto, também conhecido como dos 20-80%. Este princípio determina que um pequeno número de causas (geralmente 20%) é responsável pela maioria dos resultados (geralmente 80%).
- 20% dos seus clientes geram 80% do seu faturamento
- 20% dos livros de uma editora são responsáveis por 80% das vendas
- etc.
Esta análise é útil para conseguirmos enxergarmos melhor o que  é importante para podermos focar nossos recursos. Ela pode ser usada em:
  • Planejamento estratégico;
  • Investimentos;
  • Análise de Marketing;
  • Análise de carteira de clientes;
  • Análise para redução de custos.
Um livro que aborda de forma também muito interessante o princípio de Pareto é o “Trabalhe 4 horas por semana” de Timothy Ferriss – editora Planeta. No Capítulo 5 deste livro o autor, sempre de forma direta e original, descreve como este método mudou a sua vida para melhor:
"Quando me deparei com o trabalho de Pareto, eu vinha trabalhando 15 horas por dia, 7 dias por semana...Na manhã seguinte, comecei a dissecar minha empresa e minha vida pessoal sob a ótica de duas perguntas:
Quais os 20% de causas responsáveis por 80% dos meus problemas e de minha infelicidade?

Quais os 20% de causas responsáveis por 80% dos meus resultados positivos e de minha felicidade?”

Quem quiser conhecer formas diferentes de tratar problemas cotidianos deve ler este livro.

Quando paramos para fazer este balanço 80/20 de nossas vidas, seja pessoal ou profissional, sem dúvida descobriremos que estamos gastando o nosso tempo e outros recursos nos objetivos errados. 

Difícil, após esta análise é termos a coragem para fazermos as mudanças necessárias para podermos realmente focar no que é importante. Mas este é assunto para outro dia.

Pense Diferente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário