"Qualquer argumentação filosófica que não tenha como preocupação principal abordar terapeuticamente o sofrimento humano é inútil..."
Epicuro

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

O Longo Caminho Curto e O Curto Caminho Longo: Planejamento

A Cabala nos apresenta um conhecimento muito profundo e útil quando nos fala dos dois caminhos: O Longo Caminho Curto (LCC) e o seu oposto O Curto Caminho Longo (CCL). Eles são mostrados normalmente através de uma encruzilhada onde devemos fazer uma escolha por qual caminho seguir.

O LCC é o caminho que nos parece menos atraente, mas que se preservarmos nele, ele se mostrará mais fácil, mais prazeroso e com segurança nos levará ao nosso objetivo. É um princípio muito importante para o Planejamento Estratégico. Como exemplos de atividades que se baseaim no LCC podemos citar: planejamento estratégico, atividade produtiva, cuidado com o meio ambiente, reciclagem, colaboração, doação entre outras.

Já o CCL apesar de apresentar-se como um atalho para se alcançar objetivos de forma mais rápida, ele  apenas engana os afoitos, inexperientes e os que buscam apenas "levar vantagens", mas no final da jornada não chegarão a lugar nenhum. Como exemplo de atividades que se baseiam no CCL podemos citar: miopia de marketing, especulação financeira, destruição do meio ambiente, individualismo, avareza entre outras.

Vejam os exemplo da água e da corrente elétrica: ambas procuram sempre o caminho de menor resistência, mesmo que seja mais longo, para chegar ao seu objetivo.

Um exemplo prático de planejamento estratégico onde o LCC foi fundamental para o sucesso encontramos no livro "Cem dias entre céu e mar" do Amyr Klink (Ed. Companhia das Letras). Neste livro, o navegador e aventureiro Amyr Klink descreve seu projeto de travessia do Oceano Atlântico (da África ao Brasil) utilizando apenas um barco a remos. É uma aula de planejamento estratégico apresentada de forma muito agradável através da narrativa de toda sua aventura - recomendo a todos sua leitura. A seguir mostro a importância da análise LCC x CCL no livro:

"Para tirar o máximo de proveito das correntes marítimas e dos ventos predominantes no Atlântico Sul, o trajeto a ser percorrido deveria ser determinado com muito cuidado. Os oceanos possuem sistemas de ventos e correntes distintos. E, no caso do Atlântico, essas correntes não possibilitariam que uma embarcação desse porte atravessasse pelo trajeto mais óbvio e curto, no caso de Serra Leoa, na África, ao cabo Calcanhar, no Rio Grande do Norte, uma distância de apenas 1.500 milhas náuticas (CCL). Nesse percurso, o pequeno barco estaria dentro de correntes que o impediriam de avançar na direção oeste e com certeza o levariam de volta à costa da África. Os estudos dos mapas de correntes e ventos do Atlântico Sul indicaram que remar em direção ao Brasil dentro da corrente de Benguela seria mais razoável, pois essa corrente sobe pela costa da África e gira em direção à Ilha de Santa Helena, no meio do Atlântico, juntando-se com a corrente subequatorial que lentamente chega à costa nordeste do Brasil.
Desta forma, seria muito mais provável o sucesso do projeto, pois não haveria a possibilidade de o barco ser empurrado de volta durante a noite, quando não estivesse sendo remado. Esse trajeto seria zarpar do porto de Lüderitz, na Namíbia, passar ao norte da ilha de Santa Helena e alcançar a costa brasileira em Salvador, Bahia, com um percurso total de 3.700 milhas náuticas." (aventurese.ig.com.br/materias/16/1201-1300/1232/1232_01.html). Esta foi a escolha pelo LCC que garantiu o sucesso do Projeto.

Da próxima vez em que tiver que tomar uma decisão sobre que caminho escolher em qualquer área da sua vida, analise com muita cuidado o CCL e naturalmente você verá que o LCC é o caminho natural do viajante.  

"Somos todos viajantes de uma jornada cósmica - poeira de estrelas, girando e dançando nos torvelinhos e redemoinhos do infinito. A vida é eterna. Mas suas expressões são efêmeras, momentâneas, transitórias" - Deepak Chopra

Pense Diferente!




Nenhum comentário:

Postar um comentário