"Qualquer argumentação filosófica que não tenha como preocupação principal abordar terapeuticamente o sofrimento humano é inútil..."
Epicuro

terça-feira, 15 de novembro de 2011

WU WEI: Não-Ação

Lao Tsé foi um lendário sábio chinês que viveu entre 1400 e 1300 A.C. e é o autor da obra fundamental do Taoísmo: Tao Te Ching (http://www.submarino.com.br/produto/1/179067/tao+te+ching:+o+livro+que+revela+deus) - obra composta por 81 versos. Nos versos 43 e 48, o autor desenvolve o conceito de Wu Wei. Wu pode ser traduzido por não ter; Wei pode ser traduzido por fazer, agir, servir como, governar. O significado literal de Wu Wei pode ser "não ação" e é muitas vezes incluído na expressão paradoxal wei wu wei: "ação pela não ação."
A prática de wu wei tem como objetivo atingir seus objetivos pela "não-ação". Esta "não-ação" é totalmente diferente do imobilismo, da procrastinação, é uma ação muito mais sutil e inteligente baseada num método diferente de pensar a estratégia. Esta forma de agir se consegue através de uma análise profunda da situação somado ao esforço de pensar diferentemente e com criatividade na busca de novas soluções.

Podemos mostrar alguns exemplos práticos onde o Wu Wei foi ou pode ser aplicado:

O Grande Mahatma Ghandi que foi um estudioso do Taoísmo e um admirador do Tao Te Ching, conseguiu vencer a toda-poderosa Inglaterra e obter a independência da India (1947) usando o conceito do Wu Wei.
Pergunta: Como vencer a Inglaterra?
Resposta: Não lutando (movimento de desobediência civil e não violência ). Se ele tivesse decidido lutar contra a Inglaterra, teria perdido, com certeza.
A não violência (não ação) foi a poderosa estratégia que venceu o exército inglês. Este exército  era treinado para vencer os inimigos que atacavam, mas não tinham qualquer ideia de como vencer o povo indiano que não reagia 
Outro exemplo:
Vamos agora imaginar uma situação bem mais próxima do nosso cotidiano:
Suponha que um gerente comercial de uma empresa tenha a missão de atender todos os clientes de uma vasta região geográfica como a região nordeste do Brasil. Como fazer a cobertura desta imensa área?
Qualquer tentativa de se locomover por esta região, terminaria com um baixíssimo resultado e com muitas horas perdidas em aeroportos...
A melhor estratégia é não atender diretamente (não-ação) e delegar para uma rede de distribuidores/revendas espalhadas pela região o atendimento aos clientes. Este gerente comercial passaria a gerenciar os negócios através de uma forma muito mais eficiente e eficaz.
Veja que neste caso é a ação pela delegação de tarefas.
Observem que estratégias de gestão como terceirização, outsourcing, delegação, para citar algumas, são baseadas no Wu Wei.
Portanto antes de sua próxima decisão estratégica seja na área profissional ou pessoal, análise se a "não-ação" não pode ajudá-lo a obter melhores resultados com menor esforço.



Pense Diferente!

Um comentário:

  1. Raphael, incrível coincidência: ontem eu defendi este modelo de cobertura para a região, quase com as mesmas palavras.

    Parabéns pelo blog e muito sucesso nesta iniciativa.

    Abraços, Fábio Faria.

    ResponderExcluir